• Uller Engenharia e Vendas

Crescimento das Microcervejarias no Brasil

Você já deve ter percebido o aumento considerável de cervejarias artesanais na sua cidade, não é mesmo?


Considerando a situação atual do país em relação a pandemia e as restrições adotadas por cada empreendedor, as microcervejarias não pararam totalmente seus serviços, aliás, usaram a criatividade para se reinventar e continuar a crescer.


Mas não é sobre a pandemia que esse post se baseia, e sim no desenvolvimento e crescimento das cervejarias artesanais.


Vamos lá!?




Desenvolvimento por Região


A revolução das cervejarias locais e a alta demanda por produtos de qualidade tem feito empresários investir cada dia mais em produtos com novos sabores em diferentes níveis de leveza, refresco e amargor, visando sempre trazer novidades aos apreciadores de cervejas.


Sua composição de ingredientes tem como base o puro malte ou uso de trigo e centeio. Além disso algumas cervejarias utilizam ingredientes nacionais, como a mandioca, jabuticaba, carambola café, tangerina, caju e muitos outros.


Conforme o Anuário da Cerveja no Brasil (dados 2018), editado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a tendência de crescimento do segmento é positivo em relação à outras bebidas, além disso a mudança de legislação trouxe facilidade no processo de registro dos produtos.


Segundo o Ministério, em 2018 houve um volume considerável de registros de novos produtos. No mesmo ano formam concedidos em torno de 6.800 registros de produtos para cerveja e chope, o maior dentre as bebidas registradas no ano anterior. O segmento ficou à frente de polpa de fruta (cerca de 2.700), vinho (1.800), bebida alcoólica, entre outras.


Segundo o MAPA o estado do Rio Grande do Sul é o que mais tem cervejas, totalizando 186 delas e no comparativo de 2017 com 2018, o estado do Espírito Santo foi o que mais cresceu neste segmento, apresentando 72% de aumento de unidades.


De acordo com o Anuário, no mesmo ano o Brasil totalizou 479 municípios que possuem cervejarias. As três cidades com mais cervejarias são: Porto Alegre - RS (35), Nova Lima -MG (19) e Caxias do Sul - RS (16).


Processo de Produção



O processo de produção de uma cerveja artesanal é bem mais cuidadoso em relação as cervejas indústrias, e quando se pensa em artesanal não significa que não exista um metodologia organizada e padronizada.


Aliás, a produção artesanal conta com equipamentos específicos para tal, como tanques de inox e equipamentos de processo. O que distingue as cervejas artesanais das industriais são alguns fatores, como ingredientes, tempo de produção e outros.


Abaixo descrevo um pouco dos dois processos para exemplificar melhor:


Cerveja Industrial


Os processos de produção da cerveja industrial tem como principal objetivo atingir o maior número de consumidores possíveis, com preços mais atrativos e relativamente baixos em relação a cerveja artesanal.

Produção da cerveja industrial tem alguns objetivos:


  • Produzir em larga escala

  • Processos de fermentação e maturação com produtos químicos

  • Redução no tempo de produção

  • Produção do produto visando baixo custo

  • Possibilidade de usar 60% de malte na composição

  • Acréscimo de outros ingredientes mais baratos como: milho, arroz, cereais não maltados e alguns carboidratos, antioxidantes e estabilizantes


Cerveja Artesanal


Cada dia descobrimos novos tipos de cervejas especiais e os termos como Lager, Ale e Lambic já não são tão distantes da nossa realidade. Algumas características dessas cervejas:


  • Ales: cerveja encorpada, a mais complexa dentre os três, neste tipo as mais populares são stout, english pale ale, trapista;

  • Lagers: cerveja mais leve com relação aos outros tipos. Com Pilsen, schwarbier e American Lager;

  • Lambics: com sabores únicos e processos de fabricação demorado estão entre as mais caras do mundo.

O malte, lúpulo, fermentadores e água são alguns dos ingredientes necessário para a produção das cervejas.


A primeira etapa de produção é a malteação, ou seja, a cevada convertida em malte. É nesse momento onde define-se qual será o tipo da cerveja.


Esse processo passa pela indução de germinação da cevada por um determinado tempo, após isso é feito uma interrupção do processo por aquecimento através de uma estufa especializada.


A partir dessa etapa o produto é levado para torrefação (branda ou até mais forte), onde origina-se diferentes tipos de coloração e níveis de qualidade da cerveja.


Um dos ingredientes muito usados para dar sabor a cerveja é o lúpolo, planta que trás amargor a receita. Sua quantidade determinar o nível de conservação e influência no produto final.


Outra etapa necessária na produção das cervejas é a levedura, processo responsável pela produção do dióxido de carbono e do álcool no produto. Sua influência na bebida trás diferentes níveis de marcância no sabor.


Além disso, antes de tudo é necessário ter em mente a receita e qual cerveja especial você quer produzir, pois cada uma tem suas peculiaridades como a cor, teor de álcool e nível de amargor.


Processos de fabricação da cerveja artesanal:


  • Moagem

  • Brassagem

  • Mosturação

  • Filtragem

  • Fervura

  • Resfriamento

  • Fermentação

  • Maturação

  • Envase


Inovação na microcervejaria


Em qualquer empreendimento a base é o sustento, mas a inovação é a projeção da vida e penetração do mercado a longo prazo.


Convenhamos, hoje em dia o conhecimento para empreender não é mais considerado um dogma, bem pelo contrário, é um ativo que diversos empresários estão usufruindo para manter seus negócios vivos.


Para produzir cervejas de qualidade é necessário maquinários de alta qualidade, capazes de garantir uma bebida encorpada, pura e com saber sem igual.


Como vimos nos dados acima e na criatividade dos empreendedores para alavancar as vendas dos seus produtos, o negócio está cada dia mais vivo e cheio de energia.


Conforme prevê a Abimaq (Associação Brasileira de Indústrias de Máquinas), as microcervejarias investirão cada vez mais em eficiência e inovação, buscando maquinários de ponta que permitam aplicar os melhores métodos de fabricação de bebidas artesanais.


Acreditamos no crescimento do mercado de cervejas artesanais, por isso a Uller Engenharia e Vendas desenvolveu equipamentos especiais para toda a produção de cervejas e outras bebidas.


Confira nossos produtos especiais:



Para receber todos os conteúdos em primeira mão, basta se inscrever em nosso blog. Se gostou do post curta e compartilhe com seus amigos!



#microcervejaria #UllerBlog #cervejaartesanal #produçãodecerveja #equipamentosdeprocesso #tanquesdecervejainox #tanquesaéreos #fermentadores #misturadores

14 visualizações
  • Telefone
  • WhatsApp
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook