top of page
  • Foto do escritorUller Engenharia e Vendas

Mercado da Soja e Suas Tendências - 2020/2021

Será que o momento é interessante para investimento no aumento da capacidade produtiva?


Acredito que como eu, você está antenado no cenário mundial econômico e suas peculiaridades em plena pandemia.


Como é de conhecimento comum, sabemos que o Brasil é movimentado principalmente pelo agronegócio, assunto que trato aqui com ênfase na soja.


Em 2020 o Valor Bruto da Produção (VBP) das lavouras obtiveram acréscimo de R$ 469,8 bilhões, com alta de 11% do observado no ano passado. Segundo o Boletim de junho da Conab, a alta do Dólar em relação ao Real colocou os preços domésticos em patamares elevados.


“O preço da soja apresentou forte elevação em relação ao ano passado, com exportação acumulada de janeiro a maio, chegando a 48 milhões de toneladas, um recorde para o período. Outros produtos, como laranja, arroz, feijão, tomate e trigo, experimentam aumentos de preços nesse período, porém a fonte dessas altas está ligada ao mercado interno.”
Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

Ou seja, ficou mais interessante para as indústrias exportar o produto do que vendê-lo internamente. Mas essa prática também têm consequências no mercado brasileiro.


De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea),

a valorização do Dólar e a grande demanda externa pela soja, faz com que o produto entre em escassez internamente e aumente os preços para os consumidores brasileiros.



Com a captação dos dados de suma importância podemos entender a projeção de crescimento do cenário e tomar decisões mais assertivas.


A soja vem atingindo recordes de produção, com alta procura externa e interna. Mas no meio de tudo isso, tem os segmentos que utilizam esse insumo para produzir seus derivados como bebidas, farinhas, iogurtes e cosméticos a base de soja.


Talvez seja o momento de investir em novos projetos de ampliação fabril, considerando uma maior capacidade produtiva para suprir as demandas de mercado.


Considerando as informações que o governo disponibilizou no lançamento do plano Safra 2020/2021, abre-se uma maior flexibilidade para novos investimentos em equipamentos, como: processos, armazenamento, tecnologias e outros.


E aí, você está preparando para esses novos desafios!?



 



19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page